domingo, 31 de maio de 2009

“LISBOA – A MULHER E A VIDA – 5KM EDP”



A Partida da prova foi feita em Santos. O percurso foi (no sentido de Belém) pela Rua Cintura do Porto de Lisboa, passando por baixo do viaduto da Av. Infante Santo. Continuando pela Av. Brasília, as participantes percorreram a via até à Vela Latina, e daqui seguiram, no sentido normal do trânsito, até à Torre de Belém, onde estava instalada a Meta.


Um mar de mulheres...

... porque estão estas mulheres com os braços no ar???


Foi a loucura... os nossos colegas ao mais alto nível...




Julgamos que eram bem mais de 15 000 mulheres... águas esgotaram...



Uma vez mais, o meu apreço pelo profissionalismo demonstrado por todos os colaboradores, que permitiram concluir com sucesso este projecto - “LISBOA – A MULHER E A VIDA – 5KM EDP”.


O meu agradecimento, em especial, a toda a equipa de trabalho:
Bruno França; Bruno Nereu; Joana Oliveira; Gilberto Rocha; Ruben Madeira; Simona Popa; Elisangela Miranda; André Reis Silva; Joana Dias Oliveira; Sahib Santiago; Yuri Miranda; Maria Pinto; Inês Azevedo; Maria João Coelho e Elisabete Morais.
Muito Obrigada!!!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

EMPREGADOS de MESA

As características do empregado de mesa, são muito importantes e dignas de ter em conta, pois que há requisitos indispensáveis para esta profissional.

Ser empregado de mesa deve ser motivo de orgulho, dado tratar-se de uma profissão nobre, tal como acontece com outras profissões.





Saúde física e mental

A saúde do empregado de mesa é naturalmente ponto muito importante, não se conseguindo estabelecer prioridade entre a saúde física e a mental, pois que uma completa a outra.

Em face desta necessidade, o empregado de mesa, deve fazer exames médicos periódicos.





Higiene física e dos locais de trabalho


A higiene física, além de salutar, é indispensável, para manter o bom aspecto que tão bem impressiona a Clientela e a obriga naturalmente a respeitar o profissional.


O empregado de mesa deve apresentar-se:
  • Barbeado diariamente;
  • Cabelos devidamente cuidados;
  • Fardamento em perfeito estado de limpeza e conservação;
  • Calçado adequado, limpo, engraxado e conservado;
  • Meias e sapatos pretos (nunca de cor);
  • Sem anéis, pulseiras ou outros adornos visíveis, excepto a aliança;
  • Mãos limpas e cuidadas;
  • Unhas devidamente cortadas e limpas;
  • Não usar perfumes activos;
  • Não fumar durante o serviço e se o fizer em qualquer intervalo, deve lavar a boca e as mãos em seguida, para não cheirar a fumo;
  • Lavar a boca e os dentes com frequência e consultar o dentista periodicamente.
O empregado de mesa deve ainda ter o máximo cuidado com a higiene dos locais e dos utensílios de trabalho.





Simpatia natural


A simpatia natural, apresenta-se como complemento indispensável, de continuidade das características pessoais do empregado de mesa.

Se o empregado se apresentar ao Cliente, com um ar sorridente, alegre e acolhedor, dando mostras de que o vai servir com prazer, criará facilmente a atmosfera desejada e propícia ao fim a que se destina.

domingo, 3 de maio de 2009

Serviço a Mesas "Mise em Place"



Mise en place é um termo francês que significa "pôr no lugar".

Etiqueta e Serviços


Tipos de recepção
:




Serviço à francesa


Em matéria de etiqueta à mesa, é o mais requintado, deve ser realizado somente em festas especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros). São situações protocolares, como numa embaixada por exemplo.




Neste serviço devemos tomar precauções dobradas, nada pode dar errado. O garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas). O mesmo começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, por último o anfitrião. Deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo se sirva.




Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.




O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, não devem nunca esbarrar nos convidados enquanto servem e nem se encostar à mesa.



Serviço à inglesa



O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir, pois é o garçom que o fará. É um serviço muito usado nos Restaurantes.




Serviço Buffet


Este tipo de recepção é indicado para reuniões com um número grande de pessoas, para que as pessoas fiquem mais à vontade para se servirem. Porém, hoje em dia é bastante adoptada como forma prática e simples de receber
amigos em casa, claro tudo isso sem perder o requinte e bom gosto à mesa.

A mesa poderá ser arrumada da seguinte forma: os pratos e talheres ficam empilhados num dos lados da mesa, um arranjo deve vir ao centro, e do outro lado as travessas com seus respectivos talheres.

Se forem mais de 10 pessoas, os pratos devem ser divididos em 2 pilhas, no bufett ou num aparador, inclusive os pratinhos de sobremesa.