Esta função ocupa-se principalmente, da limpeza, higienização e arrumação dos quartos de Hoteis / Resorts e áreas sociais, recolha de roupas, inspecção de check-out, reposição e controlo de material, atendimento de pedidos e reclamações.
O expediente da manhã começa com a divisão de trabalho das Empregadas de Andares. Nessa divisão são levados em conta o número de quartos vagos ou ocupados e os corredores e andares onde estes se encontram.

Cada Empregada de Andares recebe um relatório com uma listagem dos quartos a serem limpos e encaminha-se aos andares pré-determinados para pegar no seu carrinho, que já foi devidamente preparado no fim do dia anterior. Não existe uma ordem pré-estabelecida que a camareira tenha que seguir, porém os quartos reservados e os VIP's têm prioridade na ordem da limpeza.

Nos relatórios constam os horários de entrada e saída da empregada do quarto, informações que podem ser conferidas com o horário que consta no fecho informatizado, através de seu cartão magnético.
O trabalho começa com a sua entrada no quarto usando o cartão magnético. Desliga o ar-condicionado, abre a porta da varanda ou janelas, recolhe a roupa de cama e banho sujas, colocando-as no carrinho, localizado à porta do quarto. Repõe os itens de papelaria na mesa da sala de estar e segue para a varanda, limpando-a e posicionando seus móveis conforme o padrão. Volta ao carrinho, selecciona os tipos de lençóis a serem utilizados e faz a cama.
O trabalho começa com a sua entrada no quarto usando o cartão magnético. Desliga o ar-condicionado, abre a porta da varanda ou janelas, recolhe a roupa de cama e banho sujas, colocando-as no carrinho, localizado à porta do quarto. Repõe os itens de papelaria na mesa da sala de estar e segue para a varanda, limpando-a e posicionando seus móveis conforme o padrão. Volta ao carrinho, selecciona os tipos de lençóis a serem utilizados e faz a cama.
Retira o pó dos móveis, o lixo dos quartos e do WC. Repõe os produtos no mini-bar. A casa de banho é uma tarefa cuidada... limpa o espelho e lavabos, repõe o papel higiénico e todo o material de promoção do hotel (sabonetes, escova de dentes, kit costura, lixas, champô, etc).
Em seguida repõe a roupa de banho, lava o chão do WC e arruma a bandeja de utensílios pessoais do hóspede.
Para finalizar fecha a porta da varanda ou janelas, passa o aspirador na carpete do quarto, borrifa o neutralizador de odores no ambiente, liga novamente o ar condicionado na temperatura inicial, fecha a porta do quarto e preenche o relatório.

Consoante as regras de vários Hoteis, existem dois tipos de arrumação de quarto: no turno da manhã, arrumação e limpeza; no turno da tarde, “turn-down” ou “abertura de cama”, que consiste em conservar a arrumação feita no turno da manhã, preparando o quarto para proporcionar conforto à chegada do hóspede no final do dia.

A Governanta deve observar falhas nos quartos, tais como equipamentos defeituosos e falhas na limpeza de modo geral. O trabalho da Governanta é bem minucioso e exige muita experiência e tempo de serviço para que esta atente aos detalhes que normalmente passam despercebidos. É assim, o momento de conferir e avaliar o trabalho e eficiência das funcionárias.
As empregadas de andares quando limpam os quartos, entram inevitavelmente, na intimidade dos hóspedes, pois para arrumar o quarto manuseiam necessariamente objectos pessoais e limpam toda a área. Isso pode levar a situações constrangedoras e embaraçosas. O clima de desconfiança é uma constante no ambiente devido aos objectos de valor que ficam nos quartos.
Para evitar a desconfiança, as malas pessoais dos funcionários são verificadas no final do seu trabalho. Percebemos que muitas se sentem pressionadas com este clima, mas este procedimento é também para sua defesa.

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