domingo, 16 de dezembro de 2007

Serviço de qualidade em Hotelaria


Contráriamente ao que se possa pensar a qualidade do serviço prestado aos turistas na generalidade das unidades hoteleiras em Portugal... não tem melhorado.

Tal facto ocorre sobretudo no ramo da hotelaria, nomeadamente na área alimentar, seja no nível do serviço prestado ou na própria qualidade e apresentação das refeições.

Neste caso há hotéis e cadeias de unidades hoteleiras que já não compram ou vão deixar de comprar quaisquer produtos alimentares na região e, além disso, terminaram com a confecção própria dos alimentos, preferindo a aquisição de comida já confeccionada que praticamente só necessita de ser aquecida antes de ser servida (Serviço de Catering).

Com este estratagema dispensam boa parte dos profissionais de cozinha, como cozinheiros (que são dos trabalhadores mais especializados e melhor remunerados) e outros; dispensando também boa parte do equipamento. Baixam os custos, mas é claro comprometem a qualidade das refeições...


Por outro lado, com a generalização da polivalência de funções, muitas das tarefas específicas das diferentes profissões (barmans, empregados de mesas, recepcionistas, serviço de quartos, cozinheiros, etc.) são executadas diariamente por trabalhadores com qualificações que não correspondem às tarefas que executam. Todas estas situações baixam a qualidade do serviço.

No entanto, é bom o nível da maioria dos trabalhadores, cujas habilitações profissionais têm aumentado através dos sucessivos cursos em Escolas Hoteleiras e de outros cursos de formação.

A maioria dos estudantes e profissionais que já iniciaram funções nesta área gostariam de melhorar os seus conhecimentos recorrendo aos cursos profissionais. No entanto, a formação é dispendiosa e muitas vezes impossível de suportar pelos interessados. Neste sentido deveriam ser desenvolvidos apoios financeiros que viabilizassem o acesso à formação destes colaboradores.

As empresas de trabalho temporário têm cada vez um papel mais importante na aproximação dos profissionais às empresas do ramo Hoteleiro e restauração.


Numa altura em que a rentabilização de recursos é fundamental, a NEWTIME tem consciência que os profissionais desta área se desdobram por várias actividades e locais, pelo que só a gestão de agendas que nos propomos executar, garante a disponibilização dos melhores profissionais.


Agência NEWTIME - Departamento de Hotelaria

Av. Sidónio Pais, nº 2, 1º Direito, Em Lisboa (Marquês de Pombal
Horário: Das 10:00 às 17:00, de 2ª a 6ª Feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário