terça-feira, 3 de julho de 2007

COMPETÊNCIA


As empresas são cada vez mais exigentes em relação aos seus colaboradores, procurando pessoas multifacetadas, quase completas. Hoje em dia, não basta cumprir os requisitos técnicos para determinada função..., e são muitas as características de um bom profissional:

  • Afinidade com a empresa - Partilhar os objectivos da empresa, e por isso sentir que os sucessos da empresa são os seus próprios sucessos;

  • Ambição - Um bom profissional ambiciona ir mais além na sua actividade;

  • Auto-motivação - Não esperar estímulos externos para desenvolver a sua actividade;

  • Autonomia - Ter iniciativa própria; não esperar que as situações aconteçam;

  • Comunicação - Um bom profissional sabe exprimir as suas ideias. Ter capacidade de se fazer entender;

  • Cumprimento de objectivos - Estabelecer e comprometer-se com objectivos, e fazer o que puder para cumpri-los. Orientação para os resultados;

  • Flexibilidade - Procurar adaptar-se às mudanças, que encara como oportunidades, e não como ameaças. Estar aberto a desafios;

  • Inovação - Procurar apresentar novas ideias. Procurar ser criativo e encontrar novos métodos de trabalho;

  • Integração - Procurar integrar-se no espírito da empresa, procurar assimilar a cultura e valores da mesma;

  • Trabalhar em equipa - Gostar de trabalhar em equipa. Não se importar de ajudar os outros (embora não descure do seu próprio trabalho);

  • Saber gerir o tempo - Definir prioridades, e não "perder" o seu tempo com questões pouco importantes;

Sem comentários:

Enviar um comentário