
As empresas são cada vez mais exigentes em relação aos seus colaboradores, procurando pessoas multifacetadas, quase completas. Hoje em dia, não basta cumprir os requisitos técnicos para determinada função..., e são muitas as características de um bom profissional:
- Afinidade com a empresa - Partilhar os objectivos da empresa, e por isso sentir que os sucessos da empresa são os seus próprios sucessos;
- Ambição - Um bom profissional ambiciona ir mais além na sua actividade;
- Auto-motivação - Não esperar estímulos externos para desenvolver a sua actividade;
- Autonomia - Ter iniciativa própria; não esperar que as situações aconteçam;
- Comunicação - Um bom profissional sabe exprimir as suas ideias. Ter capacidade de se fazer entender;
- Cumprimento de objectivos - Estabelecer e comprometer-se com objectivos, e fazer o que puder para cumpri-los. Orientação para os resultados;
- Flexibilidade - Procurar adaptar-se às mudanças, que encara como oportunidades, e não como ameaças. Estar aberto a desafios;
- Inovação - Procurar apresentar novas ideias. Procurar ser criativo e encontrar novos métodos de trabalho;
- Integração - Procurar integrar-se no espírito da empresa, procurar assimilar a cultura e valores da mesma;
- Trabalhar em equipa - Gostar de trabalhar em equipa. Não se importar de ajudar os outros (embora não descure do seu próprio trabalho);
- Saber gerir o tempo - Definir prioridades, e não "perder" o seu tempo com questões pouco importantes;
Sem comentários:
Enviar um comentário